terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Sete situações que identificam que tenho paz




Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela. Lucas 19:41
O diabo, sempre arruma situações para entristecer o cristão, tirar a paz, com problemas financeiros, depressão, desprezos. Jesus conquistou a paz para nós na cruz do Calvário. Então não deveríamos ser atingidos a esses ataques. O mínimo que temos que ter são 7 situações onde identificamos que eu tenho paz. Caso esteja falho em uma dessas 7 situações, então não tenho a paz que Cristo conquistou na cruz do Calvário. Vamos descobrir?
1º Temos que estar bem: I Samuel 3:1-14 
O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes. Certa noite, Eli, cujos olhos estavam ficando tão fracos que já não conseguia mais enxergar, estava deitado em seu lugar de costume. A lâmpada de Deus ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: "Estou aqui". E correu até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou?" Eli, porém, disse: "Não o chamei; volte e deite-se". Então, ele foi e se deitou. De novo o Senhor chamou: "Samuel!" E Samuel se levantou e foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou?" Disse Eli: "Meu filho, não o chamei; volte e deite-se". Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou?" Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino e lhe disse: "Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: 'Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo' ". Então Samuel foi deitar-se. O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel!" Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". E o Senhor disse a Samuel: "Vou realizar em Israel algo que fará tinir os ouvidos de todos os que ficarem sabendo. Nessa ocasião executarei contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim. Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os puniu. Por isso jurei à família de Eli: 'Jamais se fará propiciação pela culpa da família de Eli mediante sacrifício ou oferta' ".
Nessa passagem onde Samuel ouve a voz de Deus o chamando, Eli deveria ter identificado que quem o chamava era Deus, mas precisou o garoto o acordar 3 vezes para então, ele dizer ao menino o que deveria fazer. Na verdade os filhos de Eli estavam sendo maus aos olhos do Senhor e não O agradava, e isso deixa qualquer pai sem paz, por mais que seja um grande homem de Deus. Outra situação onde vemos uma situação de mesmo em meio a problemas, a pessoa declarar que estava bem, foi a passagem da Sunamita. Veja abaixo:
Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta.
Ela chamou o marido e disse: "Preciso de um servo e uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto depressa".  Ele perguntou: "Mas, por que hoje? Não é lua nova nem sábado! " Ela respondeu: "Não se preocupe". Ela mandou selar a jumenta, e disse ao servo: "Vamos rápido, só pare quando eu mandar". Assim ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu a distância, disse a seu servo Geazi: "Olhe! É a sunamita! Corra ao encontro dela e lhe pergunte: ‘Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho? ’ " Ela respondeu a Geazi: "Está tudo bem". 2 Reis 4:21-26

Mesmo ela estando numa situação difícil, onde seu filho encontrava-se morto, ela disse: Tudo vai bem. Essa certeza que Deus está a frente de tudo que temos que ter também, mesmo nossa vida estando desmoronando. Isso é fé.

2º Tenho que ter certeza que sou salvo: Não adianta eu estar bem se não tiver a certeza da minha salvação. A minha salvação é mais importante que me ministério. Devemos nos agarrar a Deus porque a hora que Deus quiser Ele nos levará e quando estou certa da minha salvação não me importo com isso, porque sempre estarei pronta. Então isso não tira minha paz.

3º Temos que ser fortes: Salmo 112:6
O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.
Temos que ser fortes como um crocodilo. Nada nem ninguém pode nos tirar da presença de Deus. Exemplo: Se o pastor vem visitar quando preciso ou se não vem, amém, mas não devemos sair da igreja por causa dessas picuinhas. Essas coisas não devem nos abalar jamais. Existem cristãos que por qualquer coisinha já fica com a cara amarrada, já quer mudar de igreja, como se em outra igreja não fosse encontrar certas situações também. Nosso foco deve ser Deus.

4º Temos que ser prósperos: quando somos prósperos, tudo que fazemos é abençoado, dá certo, cresce. Temos que ser prósperos, e, prosperidade não é só riqueza material, financeira, mas ter saúde, ter alegria, gozo. Não devemos aceitar o contrário disso e devemos declarar essa prosperidade para nossas vidas.
Quando tem oferta, propósito na igreja e você aceita participar, sente no seu coração, essa oferta não deve sair do seu bolso, do seu salário, mas a partir do momento que pego o envelope para participar tenho que declarar que Deus providenciará de onde nem imagino. É como tirar água da pedra, de onde for para me abençoar.

E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; 2 Crônicas 20:20
Deus usa o profeta (o pastor) servo de Deus para nos abençoar... Tenho que aceitar o propósito crendo que o que foi proferido pela boca do pastor vai se cumprir na minha vida.
Se eu sair da igreja por causa de picuinhas ou porque o pasto faz muitos propósitos por exemplo, Deus não vai atrás não, porque existe o livre arbítrio e Deus não pode obrigar você a segui-lo.
Temos que ter dois compromissos: com Deus e com o ministério da igreja.

5º Temos que ser saudáveis: Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma. 3 João 1:2
Temos que ser saudáveis em todas as áreas de nossas vidas. Tanto nos negócios, na saúde, no financeiro. Deus quer que nós dependamos Dele e não de parente, de amigos, do ser humano em si. Se você ler Gênesis 13 verá que Ló escolheu o lugar errado para viver e Ló acompanhou Abraão em sua caminhada dependendo de seu tio. Ló foi abençoado por causa de Abraão, ele pegou na rabeira do tio e foi porque tudo que Abraão fazia Deus abençoava, Deus era com Ele. Mas não devemos depender de ninguém, mas unicamente de Deus.
6º Temos que ser seguros: A primeira coisa que uma esposa procura no homem é a segurança. Uma esposa sem segurança do marido não tem paz, ela quer estar segura de que ele vai cuidar dela, vai respeitá-la, não vai trocá-la por outra pessoa, além da segurança material, financeira, entre outras necessidades que o homem deve suprir em sua esposa. Esse é um exemplo.
7º Temos que ser felizes:  Mas, quanto a você, ele encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios. Jó 8:21
Jó, no pior momento da sua vida escolheu Deus ao invés da esposa porque depois Deus a trouxe de volta enchendo ele de riso. Deus restituiu tudo que ele perdeu. Temos que ser alegres.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.



Pregação do pastor Joel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...