quarta-feira, 24 de agosto de 2016

As coisas que eu digo podem arruinar minha vida

As coisas que eu digo podem arruinar minha vida

O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que difama é um insensato. Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente. Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos ímpios é de nenhum preço. Os lábios do justo apascentam muitos, mas os tolos, por falta de entendimento, morrem. Provérbios 10:18-20


Sim! A boca tem o potencial de desgraçar a vida e afetar o destino. O insensato de lábios vem a arruinar-se. (Provérbios 10:10)

Quanto mais falamos, tanto mais provavelmente nos desviaremos para o âmbito dos mexericos e das calúnias (Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.Provérbios 10:19).

Calúnia é espalhar informações falsas e danosas a respeito de outra pessoa como se tais declarações fossem verdadeiras. Somente o insensato faz isso, porque mais cedo ou mais tarde a verdade sai vencedora, e o caluniador será desacreditado e castigado ( Com as suas palavras, o mentiroso esconde o seu ódio; quem espalha mexericos não tem juízo. Provérbios 10:18). A difamação, ou repetir boatos e informações de natureza íntima, pessoal ou sensacional, acaba destruindo amizades e criando atritos (Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos. Provérbios 16:28).

A pessoa sábia, no entanto, mede as palavras. A língua, usada corretamente, pode apascentar o próximo ou fazer-lhe o bem. Um elogio ou uma palavra de ânimo podem estimular na vida e até motivar alguém a procurar realizar os seus sonhos. Compartilhar a Palavra de Deus é outro uso vivificante da língua. Nossa língua não somente influi em nosso próprio destino; ela pode também alterar o destino daqueles a quem abençoamos ou amaldiçoamos.

É por isso que Provérbios recomenda economia no falar. Quem é sábio refreia o ímpeto de ir falando tudo quanto lhe vá pela mente. Até mesmo os tolos são considerados sábios quando mantêm a boca fechada ( Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar caladoProvérbios 17:28).

Amados esse estudo encontrei na Bíblia de Estudo Vida, e, achei muito interessante e quis compartilhar com vocês....

As vezes, por não conseguir manter a boca fechada, cometemos erros irreparáveis e podemos magoar, entristecer pessoas ao nosso redor ou até mesmo como diz: desgraçar a nossa vida ou de alguém...

Que possamos cuidar e vigiar para refrearmos a língua abrindo a boca com sabedoria....

Que Deus fale aos corações....



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...