sexta-feira, 29 de julho de 2016

Ensinar a criança com exemplos!!

Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele! PROVÉRBIOS 22:6


Boa tarde amados!!!!
Que a paz de Jesus esteja com todos vocês!!!!
Amados, antes achava super fácil colocar um filho no mundo. Achava que era somente dar um bom estudo, uma boa alimentação, amor, carinho, levar a igreja para ouvir a palavra de Deus e pronto. Achava que assim estaria ensinando o caminho em que ele deve andar, mas com o tempo fui percebendo e aprendendo que criar um filho vai muito além de bens materiais, estudos, entre outras coisas que julgamos suprir todas as suas necessidades.
Tenho uma filha de 7 anos e ainda estou aprendendo muito e erro demais da conta quando se refere a sua educação, e principalmente ao exemplo que dou a ela no meu dia-a-dia. Me aponto o dedo todos os dias, me cobro demais e ainda assim não consigo dar a ela o exemplo que gostaria.
Bom, sou uma pessoa muito digamos impulsiva, falo alto por natureza, e ser neta de italianos me ajudam ainda mais a ser escandalosa ao falar. Muito acham que estou brigando, quando na verdade estou conversando... Até minha filha me repreende, com toda a razão...
Quando tenho alguns problemas não consigo disfarçar, dependendo do caso, então minha voz me entrega, e, tudo isso é exemplo que minha filha vê, pois ensinamos muito mais pelo exemplo do que com as palavras.
Quantas pessoas ouvimos dizer assim: Faça o que eu mando, e não faça o que eu faço. Geralmente pessoas que fumam, bebem, falam palavras de baixo calão... Mas não funciona assim...
Se faço essas coisas, na mente da criança ela vai entender que não é errado, porque principalmente nós, os pais somos exemplos para ela. Assim como imitamos um ídolo: quando era adolescente e gostava de determinada cantora ou cantor, procurava usar o que eles usavam: estilo de roupas, penteados, perfumes, acessórios, e, com as crianças funciona do mesmo modo...
Somos espelhos amados, e, meu Deus!!! Como tenho que aprender, e, como minha princesa me ensina... Ela me repreende amados. As vezes ela solta um: que saco!!! Aí eu falo assim: Não fale assim filha e ela me responde: Mas a senhora também fala!!! Me deixa sem ação, então peço desculpas e me policio para não falar de novo...
Esse é um assunto muito sério.... Por isso amados que a palavra diz, que se ensinarmos o caminho certo, a criança cresce e não esquece. Ela pode até dar uma cambaleada, mas ele retorna ao caminho porque sabe as consequências de viver fora dos caminhos do Senhor.
Passei por um período em que não estava indo durante a semana a igreja, mas minha filha chegava da escola e perguntava: Mãe hoje tem culto? Eu dizia que sim, mas que não íamos. Ela já chegou a chorar para eu a levar e nessa comecei ir, ir, e hoje vou quase todos os dias... Deus a usou para me fazer ir mais a casa Dele... Se eu recusasse ela poderia perder a vontade, e, ai quando minha ficha caísse ela podia não ter mais interesse e ai meu trabalho para traze-la de volta a Casa do Pai seria tremendo... Porque ela poderia entender que não é necessário ir né amados...
Vamos vigiar e ensinar nossos pequenos ao caminho certo, mas também mostrar com exemplos, através da nossa vida ao lado deles para que eles se espelhem em nós....
Que essa palavra fale aos corações em nome de Jesus!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...