quarta-feira, 25 de maio de 2016

O exemplo de Hazelelponi...

“Apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: ‘Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém, conceberás, e darás à luz um filho. Agora, porém, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus’.” (Jz 13.3-5).

Primeiramente quero ressaltar o significado do nome de Hazelelponi - mãe de Sansão, pois me chamou muito a atenção. O significado de seu nome é: Tristeza no rosto.
Naquela época a esterilidade, como sabemos era motivo de humilhação, onde muitos enxergavam as mulheres estéreis como pecadoras, tratando-as com desprezo, e, isso era uma tristeza muito grande.
Muitas mulheres estéreis na Bíblia, como Sara, Raquel, entre outras não contentes com essa situação, e, impacientes demais para esperar uma resposta de Deus, tentaram dar o seu "jeitinho", trazendo sua serva para se deitar com seu esposo e, assim, conceber através dessas mulheres.
Amadas, temos que entender alguns pontos:

  • Quando engravidamos, sentimos uma sensação inescapável, que uma mulher que adota uma criança não sente, sentimos sim enjoos, dores, mas temos o prazer de sentir nosso filho se mexendo, podemos sentir o prazer de vê-lo saindo de nós, temos o prazer de amamentá-lo, quando uma mulher que adota uma criança não sente.
  • Trazendo para nós essa atitude amados: quando pedimos algo a Deus e não temos a paciência em esperar seu agir, e, damos nosso "jeitinho", a benção não vem completa, não sentimos o gosto da vitória, é como tomar uma sopa sem sal, é como dizer pra Deus assim: está demorando muito, eu não aguento tanta humilhação, todos debochando de mim, então vou arrumar um filho do meu jeito.
Amados, Deus trabalha no tempo Dele, e, o Seu tempo é bom, perfeito e agradável sempre: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2


Hazelelponi sofreu a mesma dor da esterilidade que as outras mulheres sofreram, mas agiu de forma diferente, pois sua atitude foi se prostrar  e buscar a Deus interessantemente, e, Deus a honrou, a ouviu e enviou um anjo para lhe abençoar.
Amados, a esterilidade de Hazelelponi podemos trazer para nossos dias, pois existem mulheres até mesmo dentro da igreja estereis de afeto, de perdão, de carinho, de Deus, entre outros vazios que se encontram...
O problema é que a maioria delas buscar primeiro tentar fazer o trabalho de Deus, ou tenta buscar em uma amiga, a solução para esse vazio, e, não encontra...
Muitas vezes buscamos soluções em pessoas, ou contamos nosso problema as pessoas erradas, e, é onde o diabo usa as bocas dessas pessoas para matar um sonho, um projeto. Quantas vezes já pensei em desistir de determinado alvo ,e, ai vem a voz de alguém que ao invés de me colocar de pé, me desmotiva,  afundando mais ainda.
Quantas vezes nós mesmas já fomos usadas para matar os sonhos de alguém, isso pode acontecer com qualquer um, porque quando estamos desmotivadas, acabamos desmotivando quem está ao nosso redor também.
As mulheres que deram seu jeitinho como Sara e Raquel, sofreram mais ainda, pois depois que suas servas conceberam ficaram pirraçando elas, provocando, e, se tivessem aguardado o trabalhar de Deus teriam sido abençoadas no tempo certo e não teriam passado por tudo isso, creio eu.
Com a mãe de Sansão não vemos ela passar por isso, porque ela foi direto na fonte. Ela buscou Aquele que resolveria de fato os seus problemas, sem matar seus sonhos, sua fé, mas a tiraria da angustia, da dor...
E, além dela ser uma mulher extremamente sábia, quando o anjo lhe falou e pediu a ela que se guardasse de comer alimento imundo, de tomar vinho ou bebida forte, ela correu ao seu esposo e contou a ele.
Hazelelponi foi preparada para receber sua benção: o anjo do Senhor lhe pediu para ela se consagrar. Recentemente o pastor Jefferson pregou sobre isso dizendo que não tem como irmos para uma guerra sem preparo, em o preparo dessa serva de Deus foi a consagração...


  • Hazelelponi foi sábia em respeitar seu esposo, honrar seu papel de cabeça, pois naquela época uma mulher não podia fazer um jejum ou um propósito sem antes consultar o marido, e, ela foi correndo contar-lhe de primeira mão. Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante a de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome.Juízes 13:6
  • Hazelelponi  também foi sábia ao acalmar seu esposo quando ele temeu diante do anjo que eles morressem, mas sua esposa sábia o acalmou.Se o Senhor nos quisera matar, não aceitaria de nossas mãos o holocausto e a oferta de manjares, nem nos teria mostrado tudo isto, nem nos teria revelado tais coisas’.” (Jz 13.22-23).
  • Hazelelponi também compreendeu a importância de consagrar o filho desde o ventre materno, e, foi o que aconteceu com Sansão. Você tem consagrado seus filhos a Deus???
  • Sansão foi o homem mais forte da terra.
Tentamos nos colocar no lugar de Deus amados e solucionar os problemas ou suprir um vazio ou necessidade de algo.
Até podemos burlar a obra, os planos de deus, tentar abreviar o tempo de espera pela benção, mas o sentimento será o mesmo: vazio, porque quando Deus traz a benção no tempo certo ela vem completa....


Que Deus fale ao seu coração e que você possa aguardar o tempo Dele e Sua vontade....
Tenha paciência!!!!

Um comentário:

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...