quarta-feira, 9 de março de 2016

Características de Ester


Quando Mordecai soube de tudo isso, rasgou a roupa em sinal de tristeza, vestiu uma roupa feita de pano grosseiro, pôs cinza na cabeça e saiu pela cidade,chorando e gritando. Quando chegou à entrada do palácio, ele não entrou, pois quem estivesse vestido daquela maneira não podia entrar. E, em todas as províncias, em todos os lugares onde foi lida a ordem do rei, os judeus começaram a chorar em voz alta. Eles se lamentaram, choraram e jejuaram, e muitos deles vestiram roupas feitas de pano grosseiro e se deitaram sobre cinzas. Ester 4:1-3

Boa noite amados!!!O livro de Ester sempre falou muito ao meu coração. Quando Mordecai soube da notícia de que seu povo seria exterminado, eliminado, ficou indignado, e todo o seu povo com ele. Naquela época se vestir com panos de saco, era como se fosse um meio de protestar, de mostrar sua indignação referente a algum assunto, como uma humilhação de si mesmo. Amados existem alguns itens referente a Ester que me chamam muita atenção, são três características de Ester que me tocam profundamente porque fala ao meu coração.
1 - Ester foi independente: quando eu era adolescente, as pessoas debochavam de mim e por muito anos não usava bermudas nem chinelos porque todas as vezes que usava era motivo de piada entre as pessoas porque quando sou branca demais e meus pés não eram modelos, digamos assim. Ah sua branquela, vai tomar um sol, "bicho de goiaba" , e, o que me entristecia ainda mais é que no meio de tantas pessoas tinham pessoas que eu amava de verdade e isso acabava comigo. Essa situação me deixou algumas marcas. Também minha risada alta, minha voz alta incomodavam as pessoas. Assim como em uma das pregações da Helena Tannure, vi em seu testemunho que ela passou por situações semelhantes.... Sempre fui muito dependente das pessoas, até para ir ao mercado amados, ,e confesso que ainda estou me libertando de algumas coisas porque não é fácil. Amados, Ester não esperou que alguém lhe acompanhasse em sua missão, ela não olhou para seu redor, para os invejosos que haviam ao seu lado, as pessoas maldosas, as opiniões das pessoas, ela agiu...
“É do conhecimento de todos, desde os servidores do palácio até os moradores de todas as províncias, que ninguém, seja homem ou mulher, pode entrar no pátio de dentro do palácio para falar com o rei, a não ser que tenha recebido ordem para isso. A lei é esta: quem entrar sem licença do rei será morto, a não ser que o rei estenda o seu cetro de ouro para essa pessoa. E já faz um mês que o rei não me manda chamar.” Quando recebeu a mensagem de Ester, Mordecai mandou o seguinte recado para ela: “Não pense que, por morar no palácio, só você, entre todos os judeus, escapará da morte. Se você ficar calada numa situação como esta, do Céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!” Ester enviou a Mordecai a seguinte resposta: “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei.” Aí Mordecai foi e fez tudo o que Ester havia mandado. Ester 4:11-17
Ester enfrentou o rei amados, mesmo sabendo que poderia morrer, caso ele não estendesse o seu cetro.Lembro-me que por muitas vezes fiquei entristecida porque sabia por algumas pessoas da igreja que quando alguém faltava aos cultos alguém responsável ligava para saber o que tinha acontecido e, para mim nunca ligaram. Então me recordo de uma pregação do meu pastor Jefferson que dizia que precisamos ir a igreja para ter comunhão, que muitos dizem que assistem o culto em casa, e, já fiz isso muitas vezes porque pensava: se na igreja ninguém me nota, ninguém se importa se vou ou não, então dá na mesma assistir o culto em casa ou na igreja. Isso o diabo queria colocar em minha mente. Esse mimo bobo e doente amados para me fazer ficar fraca até desistir de vez de ir aos cultos. Mas tenho aprendido que meu contentamento não vem de ninguém: não vem do marido, dos filhos, das pessoas, do trabalho, dos bens materiais, da conta bancária, mas sim, vem de Deus. Então esse é o maior motivo para eu me alegrar. E se eu vou ao culto e ninguém me nota, não importa, porque vou ao culto não pra ter atenção das pessoas, mas pra ter a atenção do meu Deus, e, ouvir o que Ele tem para me dizer. Ester não precisou de ninguém adulando, mimando, e, não esperou nada de ninguém, mas ela simplesmente agiu, fez acontecer. Ester estava machucada devido a situação que o povo enfrentava, mas ela perseverou. Ela pediu ao povo, e, todos que a acompanhavam para jejuarem por 3 dias juntamente com ela.
...porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10B
2 - Ester era ousada - quando Ester viu a situação do povo, ela pensou sim por um minuto que poderia morrer, mas isso não a fez desistir por nenhum minuto, e, disse: se perecer, pereci. Ela foi ousada, enfrentou a ordem real e foi até o rei buscar pelo seu povo. Ela só pediu aos amigos para jejuarem e orarem, e, isso bastou, mas será que faríamos o mesmo que ela fez? Será que diríamos: eu hein, Deus me livre, enfrentar o rei, e se ele não estender o cetro? Arriscar pelo povo? Mas ela foi, para salvar o povo, e a si mesma também... essa ousadia eu peço a Deus, para não temer ao tomar certas decisões, ao deixar o medo de lado e arriscar aquele negócio, o aquele emprego, uma promoção. Seja o que for, enfrente amados. Deus honrou Ester e honrará você também. Não permita perder sua benção por falta de ousadia, de fé e confiança em si mesmo e em Deus.

3 - Ester foi sábia - Ela não entrou na presença do rei de qualquer maneira, ela se preparou. Ela pediu a todos que jejuassem, e, ao termino do jejum ela foi, completamente fortalecida pelo Senhor, porque quando jejuamos matamos nossa carne e o medo dá lugar a coragem, a ousadia, a confiança. Ela em momento algum confiou em suas próprias forças, ela sabia que Deus estaria com ela se fizesse da forma correta, se ela O honrasse e O buscasse de todo o coração. Amados que possamos ter também a independência, a ousadia e a sabedoria de Ester. Que possamos buscar em Deus essas qualidades todos os dias...Que essa palavra fale ao coração de todos vocês como falou ao meu. Deus os abençoe poderosamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...